E por que não falar das mãos?


Constantemente expostas a ação do frio e principalmente do sol, as nossas mãos são vítimas fáceis do envelhecimento. Hoje em dia é muito comum lembrar-mos de passar o protetor solar no rosto, mas... e nossas mãos???

Devido principalmente à exposição solar as nossas mãos ficam mais flácidas, desidratadas, perdem a elasticidade e as veias ficam cada vez mais nítidas. E ainda, dependendo da predisposição genética podem aparecer as chamadas "manchas senis,"que colaboram ainda mais para o envelhecimento das mãos.

É impossível determinar quando as mãos começam a envelhecer. Existem pessoas que antes dos 50 anos já apresentam mãos enrrugadas e com manchas senis, causadas principalmente pela exposição solar devido ao lazer ou profissão sem uso de bloqueadores adequados.

Devemos lembrar que a ação do sol na pele é acumulativa e seus efeitos só vêm á tona anos mais tarde. Fatores hereditários, algumas patologias, o fumo e até o estresse aceleram o processo de envelhecimento. A pele fotoenvelhecida tem como características a perda da elasticidade, manchas escuras ou claras, rugas finas e profundas e a alteração da superfície da pele, que pode se apresentar mais áspera, ressecada e descamativa. Além disso podem surgir ceratoses solares, lesões que atingem as camadas mais superficiais da pele formando crostas e que, podem inclusive tranformar-se em câncer de pele.

A insatisfação com a aparência das mãos é muito comum, mas podemos contar com alguns benefícios e cuidados que podem ser utilizados quanto antes. Aí vão algumas dicas:

- Usar hidratante para as mãos principalmente após o uso de detergentes e sabão abrasivo, além de luvas de borracha.
- Lavar as mãos com sabonetes á base de glicerina e que não contenham substâncias abrasivas.
- Podemos hidratar com alguns ativos específicos como: uréia, vitamina E, Vitamina A, D-pantenol, Alantoína, além de vários tipos de óleos associados a cremes: amêndoas doces, algodão e semente de uva.
- Uso de FPS com proteção contra raios UVA e UVB com estabilidade de 12 horas ou reaplicar a cada 2 horas.

É isso pessoal! Take care e revitalize-se sempre...

Comentários

Postagens mais visitadas